sábado, 12 de maio de 2012

PREPARANDO O DOMINGO

     O que significa "seguir Jesus"? Em primeiro lugar, o conhecimento explícito de sua mensagem: ouvir a Palavra e praticá-la (Mt 7,24.26); em segundo lugar, viver da sabedoria do Evangelho, que atinge a todos, mesmo os que não o conhecem: amor ao próximo, e para nós, cristãos, a exigência de que o amor fraterno seja multiplicado, no mínimo, por três vezes mais, pois somos amados por um tríplice amor - o do Pai, o do Filho e do Espírito Santo.
     João, na sua primeira carta, relativiza toda mediação religiosa normativa e ritualística: "Amados, amemos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. Quem não ama não conheceu a Deus, já que Deus é amor"(1 Jo 4,7-8). O amor cristão critica todas as formas discriminatórias, recusa a distinção entre puros e impuros, acolhe leprosos, publicamos e prostitutas, e nos revela que o outro, quem quer que seja, é o meu próximo (Lc 10,29-37). Paulo é enfático: "Já não se distinguem judeu e grego, escravo e livre, homem e mulher, pois com Cristo Jesus sois todos um só "(Gl 3,28).
     Jesus revela que nenhuma mediação institucional, nenhum gesto sacrificial e nenhum ritual são indispensáveis. No seguimento de Jesus, o mais importante é a verdade da relação íntima com Deus e a prática do amor fraterno, pois todo aquele que age de uma maneira verdadeira e amorosa está ligado a Deus. Não nos esqueçamos que o Reino de Deus é de Deus e Ele coloca nele quem melhor lhe aprouver e quiser. Pe. Paulo Bota, mts

Nenhum comentário:

Postar um comentário